Três passos para se comunicar melhor no trabalho, segundo a neurociência

Texto disponível em https://neuroleadership.com/your-brain-at-work/three-steps-for-communicating-better-according-to-neuroscience


Postado: 31/05/2023. | Por: - 0 Comentários

A má comunicação pode "matar" em minutos!

Em seu livro “A Sense of Style”, o psicólogo Steven Pinker menciona uma etiqueta de advertência em um gerador portátil que dizia: “A exposição leve ao CO pode resultar em danos acumulados ao longo do tempo. A exposição extrema ao CO pode ser rapidamente fatal sem produzir sintomas de alerta significativos”. Para quem não sabe que “CO” é a fórmula química do monóxido de carbono – um gás venenoso, incolor e inodoro – o aviso é vago, confuso e potencialmente letal. Uma versão melhor aparece em um modelo mais recente: “Usar um gerador dentro de casa PODE MATÁ-LO EM MINUTOS. A exaustão do gerador contém monóxido de carbono. Este é um veneno que você não pode ver ou cheirar. Por ser mais fácil de entender, o novo rótulo provavelmente salvou vidas . E embora os riscos não sejam tão altos quando se trata de comunicação entre funcionários de escritório, qualquer pessoa que tenha passado algum tempo no mundo do trabalho viu equipes passarem horas discutindo problemas que poderiam ter sido resolvidos em minutos. Isso é o que acontece quando as pessoas não se comunicam bem: elas não dizem o que querem dizer, entendem mal as intenções umas das outras e o tempo é perdido em conversas longas, vagas e confusas. Felizmente, existe uma maneira melhor de falar com intenção ou, como diz o cofundador da NLI, David Rock, ser SSG: sucinto, específico e generoso.

Isso é o que acontece quando as pessoas não se comunicam bem: elas não dizem o que querem dizer, entendem mal as intenções umas das outras e o tempo é perdido em conversas longas, vagas e confusas

Seja sucinto

Ser sucinto significa usar o mínimo de palavras possível para transmitir sua mensagem. Um dos maiores problemas com a comunicação no local de trabalho é levar mais tempo do que o necessário para transmitir suas ideias. Seja falando ou escrevendo, temos a tendência de divagar. Mas aqui está o problema: a capacidade cognitiva é limitada. Nossa capacidade de processar informações é finita e nossa memória de trabalho pode conter apenas alguns itens por vez. Quando suas frases estão sobrecarregadas com palavreado desnecessário, você aumenta a carga cognitiva da outra pessoa e sua mensagem se torna mais difícil de entender. Para respeitar os limites da memória de trabalho, ofereça apenas informações essenciais. Pode parecer contra-intuitivo, mas usar menos palavras torna suas ideias mais fáceis de entender. Por exemplo, um gerente discutindo um novo recurso crucial para um produto de software poderia dizer algo como: “Como gerente deste grupo de indivíduos, gostaria de aproveitar esta oportunidade para fornecer algumas orientações muito necessárias enquanto nos preparamos para embarcar em nosso projeto mais recente. Como todos vocês já devem saber, neste trimestre aceitaremos o desafio de desenvolver um recurso novo e inovador para nosso produto de software.” Ou, o gerente poderia dizer: “Neste trimestre, estamos desenvolvendo um novo recurso inovador”. A melhor maneira de ser mais sucinto é desacelerar. Antes de começar a falar, faça uma pausa e pense no que quer dizer. Em seguida, diga-o com o mínimo de palavras necessárias.

A melhor maneira de ser mais sucinto é desacelerar. Antes de começar a falar, faça uma pausa e pense no que quer dizer. Em seguida, diga-o com o mínimo de palavras necessárias.

Seja específico

Pense em uma refeição excepcional que você teve. Se você estivesse contando a um amigo sobre isso, poderia descrever a refeição como “ótima” ou “incrível” e sentir que essas palavras são precisas. Mas para alguém que não estava lá, essas palavras são vagas. Afinal, um restaurante “ótimo” com comida “incrível” pode se referir a uma lanchonete suja que serve fatias gordurosas de peito cozido lentamente em folhas de papel pardo ou pode se referir a um terraço com estrela Michelin à beira-mar servindo uma degustação de nove pratos. menu de tártaro de beterraba com cobertura de yuzu, vieiras grelhadas e salada sunchoke com emulsão de trufa negra. Só porque você sabe o que tem em mente, não significa que o ouvinte saiba. Ser específico significa ser direto e explícito e usar detalhes para pintar uma imagem na mente de seu ouvinte. No trabalho, isso poderia significar, em vez de dizer que um empreendimento é “de imensa importância para nossa organização e tem potencial para maximizar nosso sucesso a longo prazo”, você poderia dizer: “prevemos que esse novo recurso aumentará as vendas em 20% até o final do ano , o que nos tornaria líderes de mercado.” Ser específico significa fornecer informações relevantes e usar palavras concretas e inequívocas para criar um entendimento compartilhado de modo que a imagem mental da outra pessoa corresponda à sua. Seja generoso Ser generoso significa enquadrar sua comunicação de uma forma que seja fácil de entender, para que os ouvintes ou leitores não tenham que trabalhar tanto. A comunicação não é apenas sobre informação; trata-se também de empatia - pensar na mente da outra pessoa e ser intencional ao conectar novas ideias ao seu entendimento existente. Isso pode significar garantir que você reserve um momento extra para examinar um relatório para garantir que nenhum dos problemas de escrita de seu gerente esteja presente ou garantir que você responda a perguntas sobre um novo projeto para que as pessoas possam mergulhar no contexto certo. Conversas no local de trabalho podem ser um campo minado, e mesmo pequenos mal-entendidos podem fazer com que os funcionários se sintam ameaçados. Portanto, da próxima vez que estiver conversando no trabalho, pare para pensar no que quer dizer e como quer dizer — tomando cuidado para ser sucinto, específico e generoso para que sua mensagem seja compreendida.

Ser específico significa ser direto e explícito e usar detalhes para pintar uma imagem na mente de seu ouvinte.

Compartilhe:

      

Deixe seu comentário: