Processamento Auditivo

Mediar Audiologia

Processamento Auditivo

O Processamento Auditivo é a capacidade que o sistema nervoso tem para usar a informação que chega pela audição, ou seja, “é aquilo que o cérebro é capaz de fazer com o que o ouvido ouviu”. Ele está relacionado com habilidades auditivas desenvolvidas desde o nascimento (p.ex.:  localizar o som, focar a atenção em um som e ignorar outros, discriminar um som do outro, memorizar sons sequenciais etc.). Trata-se do que há de mais moderno em avaliação subjetiva da audição.

O exame de avaliação do Processamento Auditivo Central é indicado para crianças a partir de 6 anos e adultos que apresentam dificuldade de entender, desatenção, falta de memória, inquietação, dificuldade para realizar tarefas sequenciais ou para concentrar, compreender, ler ou escrever e que interferem na aprendizagem escolar ou na atividade profissional.

São realizados testes que avaliam o processamento da informação sonora. Os sons são apresentados ao paciente em cabines acústicas através de fones de ouvido de diferentes maneiras, ou seja, diferentes sons em cada uma das orelhas, sendo observada a capacidade do paciente para a percepção de cada um destes sons. É um exame indolor. Seus resultados geram informações importantes para a definição de condutas e o tratamento desses distúrbios.

Além da Avaliação do Processamento Auditivo, a Terapia Fonoaudiológica (Reabilitação do Processamento Auditivo) quando indicada, também é realizada na Clinica Mediar em cabina acústica ampla para aprimoramento das habilidades auditivas.

Informações

Autor: Mediar Audiologia

Website: www.mediarnet.com.br

Outros Serviços

Audiometria

Reabilitação Vestibular

Processamento Auditivo

Audiologia Ocupacional